Empregados da Sanepar em todos os 345 municípios atendidos pela empresa no Paraná participaram na manhã desta quinta-feira de manifestações em defesa da companhia, que vem sendo alvo de ações policiais.
Em Curitiba, 800 empregados abraçaram o prédio da sede da Sanepar, no bairro Rebouças. Em Cascavel, a manifestação reuniu 400 empregados. Em Londrina, participaram 300 pessoas; em Maringá, 500, em Guarapuava, 200; em Foz do Iguaçu, 200, em Ponta Grossa, 300. Também ocorreram manifestações em outras cidades. Todos os 7.000 empregados da Sanepar no Estado participaram das atividades e usaram uniformes e roupas azuis, a cor da empresa.
A manifestação foi organizada por associações de empregados, de aposentados e sindicatos. "Estamos ofendidos pela forma truculenta e desnecessária como a empresa e seus empregados foram tratados. Os dados e todos os esclarecimentos poderiam ser obtidos sem humilhar os trabalhadores. Que direito tem alguém que não é do setor, e que, portanto, não conhece o saneamento, de instalar a insegurança entre a população?", afirmou o presidente do Conselho da Associação dos Profissionais Empregados da Sanepar (Apesan), Domingos Budel. "Aos nossos clientes asseguro: nossa água tem segurança e não poluímos o meio ambiente. Conheçam o processo primeiro, se informem e conversem antes de assustar os paranaenses."
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Para o presidente da Advesane (associação que representa os advogados), Paulo Azzolini, "se engana quem fala mal dos saneparianos". "É uma irresponsabilidade falar mal da Sanepar, uma instituição que está presente na vida dos paranaenses desde a primeira mamadeira, que deve ser preparada com água tratada. Nossa empresa cheira a saúde. Venham conversar conosco para entender o absurdo que estão fazendo com esta empresa que é orgulho para todos os paranaenses. Nós temos orgulho do trabalho que executamos 24 horas por dia", disse.
O sanepariano Edgard Faust Filho, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-PR), informou que a entidade nacional presta solidariedade aos profissionais da Sanepar, reconhecidos por todo o Brasil pelo alto nível técnico e pela excelência dos serviços que prestam ao saneamento do Paraná e do País: "Os sanepariamos estão sendo vítimas de uma ação oportunista, que não aceitamos".