A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) - vão reforçar as atividades de fiscalização, coleta de lixo e preservação ambiental durante a temporada de verão 2006/2007, no Litoral do Paraná entre os dias 20 de dezembro a 28 de fevereiro.
Segundo as instituições, a coleta de lixo comum será realizada em todos os balneários, além dos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Também será disponibilizado um caminhão para o recolhimento do lixo reciclável a cada um destes municípios - que dará suporte ao recolhimento de resíduos recicláveis feito pelos agentes ambientais do projeto Nossa Praia é Limpeza, do IAP.
Operação Sossego – Neste ano, cinco equipes serão encarregadas pela fiscalização diária, das 21hs às 4 horas da madrugada, com o decibelímetro - aparelho utilizado para medir altura do som. Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel terão equipe de plantão para atender denúncias, que podem ser feitas no telefone 0800 643 0304 (disque Força Verde). Outra equipe estará atuando junto a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU).
Leia mais:
Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Balneabilidade – Durante toda a temporada, o IAP continuará fazendo o monitoramento da qualidade das águas das praias em 51 pontos do litoral paranaense. Cerca de 110 alunos da Universidade Federal do Litoral estarão auxiliando na orientação dos veranistas quanto aos riscos de se banhar em águas impróprias para banho.
O IAP manterá ainda uma equipe em tempo integral, juntamente com a Polícia Florestal, para reforçar a fiscalização ambiental e degradação de áreas protegidas. A Força Verde também fará fiscalizações em mar aberto para coibir a pesca predatória.
Na Ilha do Mel, o IAP irá intensificar as ações de fiscalização para assegurar a conservação ambiental e o controle do número de visitantes. O limite de visitantes é de cinco mil pessoas por dia. A entrada de animais domésticos na Ilha é proibida e será monitorada. Atividades de educação ambiental serão desenvolvidas para sensibilizar a população local e visitantes visando o desenvolvimento de conduta condizente com o ambiente natural e, principalmente, quanto a destinação correta do lixo.