Uma reintegração de posse em Araucária, região metropolitana de Curitiba, retira na manhã desta quinta-feira (21) os moradores de 350 casas, construídas em um terreno na Rua Presidente Costa e Silva, próximo da divisa com a capital paranaense. Segundo informações da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), que cumpre a ação, a área, de 121 mil metros quadrados, abrigava 1.290 pessoas.
A desocupação começou por volta das 8h30 e mobiliza mais de 450 agentes, dos batalhões da Capital, da RMC e de especializadas, como o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e a cavalaria. Ainda de acordo com a PM, até o momento não houve qualque confronto com os habitantes.
A prefeitura da cidade informou, por meio de nota oficial, que o terreno é de propriedade particular e que a reintegração de posse foi autorizada pela justiça no dia 5 de novembro de 2012. "A prefeitura NÃO pode interferir nesta situação, já que trata-se de uma decisão de justiça, órgão estadual, em área particular", diz trecho do documento. O nome da proprietária não foi divulgado.
Leia mais:
Agências do Trabalhador do Paraná têm 21,7 mil vagas disponíveis
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
O poder público municipal relatou, ainda, que a Cohab (Companhia de Habitação) está avaliando a inclusão destas famílias em programas sociais de habitação, "desde que se enquadrem nas exigências". A nota publicada pelo órgão não especifica quais exigências seriam essas. (Atualizado às 12h03)