Para desafogar o tráfego no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o Conselho de Aviação Civil (Conac) determinou que o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, fique responsável pelas conexões dos vôos para a região Sul do Brasil. Porém, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o aeroporto, afirma que o Afonso Pena já opera no limite durante os horários de pico.
A Infraero informou ainda que o terminal de passageiros do aeroporto também já ultrapassou a capacidade máxima, que é de 3,5 milhões de pessoas ao ano. Essa capacidade já foi explapolada em 2006, quando passaram pelo local cerca de 32.234 pessoas a mais. Este ano o número de passageiros que usaram o aeroporto deve ser ainda maior, já que o movimento no terminal é 10% maior que o registrado no primeiro semestre do ano passado.
De acordo com reportagem do Terra, um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que, até 2010, devem passar pelo Afonso Pena aproximadamente 4,5 milhões de passageiros por ano - 1 milhão a mais do que comporta a estrutura. O estudo, no entanto, ainda não leva em conta as novas conexões que serão feitas.
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Perspectivas - Os planos da Infraero incluem a reforma do terminal de passageiros, que terá corredores de embarque e desembarque e as salas de espera expandidos. Entretanto, isto só deve acontecer depois que pista for ampliada. A Infraero adiantou que as reformas na pista devem levar pelo menos 3 anos.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena possui uma pista principal com 2.215 m de comprimento e 45 m de largura. O pátio de manobras conta com 19 posições de estacionamento de aeronaves, seis delas servidas por pontes de embarque e desembarque junto ao terminal. A pista secundária possui 1,8 mil m de comprimento por 45 m de largura e é mais utilizada em decolagens, quando as condições de vento são mais favoráveis.