Uma lei polêmica começou a vigorar em Alvorada do Sul (Região Metropolitana de Londrina) desde esta quinta-feira (24). A prefeitura passou a divulgar nomes das pessoas suspeitas ou que foram contaminadas pela Covid-19. A publicação será feita todos os dias no site oficial e nas redes sociais do órgão municipal. Segundo o prefeito Marcos Pinduca (PSD), a ideia surgiu em discussões do Comitê Contra a Covid-19, composto por profissionais da saúde que monitoram a evolução da doença na cidade.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Segundo a legislação, além dos nomes, a divulgação começa a partir desta sexta e trará o apelido, idade, data do teste, período de pré-isolamento ou isolamento (este para os infectados) e o dia previsto para o fim da quarentena. Na justificativa do projeto, Pinduca argumentou que a medida será "temporária e excepcional". Quem desobedecer a regra será multado e pode ainda ser responsabilizado criminalmente.
Farmácias e laboratórios que detectarem casos positivos são obrigados a enviar "imediatamente' os resultados para a Secretaria Municipal de Saúde. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos também podem ser multados. A mesma lei ordena o uso de pulseiras coloridas para pacientes suspeitos ou infectados pela doença enquanto durar a pandemia, que já está funcionando desde o início da semana.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Leia a matéria completa na FOLHA.