O Zoológico Municipal de Curitiba ganhou três novos habitantes no início desde ano com o nascimento de um tamanduá-bandeira, um macaco monocarvoeiro e de uma ararajuba. Todos fazem parte da Lista Brasileira de Animais Ameaçados de Extinção.
Segundo a prefeitura de Curitiba dos três filhotes, o tamanduá-bandeira é o único que precisou de cuidados especiais. Ele nasceu no final de dezembro passado, mas por precaução os veterinários e biólogos decidiram pela alimentação através de mamadeira.
Outro nascimento foi o do macaco monocarvoeiro. Ele nasceu em janeiro no Passeio Público. Para os técnicos, isso confirma o que eles já sabiam. "No Brasil, o zoológico que tem maior sucesso na reprodução dessa espécie é o de Curitiba", declara Maria Lúcia Faria Gomes, bióloga do Zoológico.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O monocarvoeiro, ou muriqui, como é conhecido no Sudeste, é o maior primata do Brasil, além de ser uma espécie do País. Depois de adulto, o monocarvoeiro pode pesar até 18 Kg.O outro animal que nasceu no Passeio Público é uma ararajuba, ave endêmica da Amazônia brasileira. Ela ainda não está em exposição. Tanto a ararajuba como o monocarvoeiro são criados pelos pais.
Fonte: Prefeitura de Curitiba