Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No mesmo dia

Após avaliação médica, IAT de Cascavel devolve à natureza gato-maracajá e coruja-orelhuda

Redação Bonde com AEN-PR
18 out 2024 às 17:56

Compartilhar notícia

- IAT-Cascavel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um gato-maracajá (Leopardus Wiedii) e uma coruja-orelhuda (Asio chamator) foram devolvidas à natureza na última quinta-feira (17) pelos técnicos do IAT (Instituto Água e Terra) do escritório regional de Cascavel, no Oeste do Paraná. Os animais silvestres, adultos, passaram por avaliação médica antes da soltura.


GATO-MARACAJÁ

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na última segunda-feira (14), o gato-maracajá foi encontrado em uma farmácia no município de Guaraniaçu, na região Oeste. A equipe da Defesa Civil foi acionada, e o animal encaminhado ao CAFS (Centro de Apoio à Fauna Silvestre) do Univel (Centro Universitário de Cascavel) para passar por exames veterinários. 

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


Durante o procedimento, foi constatado que o gato estava com um fecaloma, um acúmulo de fezes retidas e ressecadas no interior do intestino grosso que causa uma obstrução no animal. Após o tratamento da equipe veterinária, agentes do IAT puderam devolver o mamífero à natureza nesta quinta-feira (17).

Publicidade


O Leopardus wiedii é um felino silvestre de ocorrência em todo Brasil, com exceção da caatinga, de hábito noturno e com habilidades para escalar árvores. Tem, como característica, uma cauda mais longa do que seus membros posteriores e pelos amarelo-escuros na parte superior do corpo e na parte externa dos membros.


CORUJA-ORELHUDA

Publicidade


O segundo animal atendido pelo IAT foi uma coruja-orelhuda encontrada no Centro Nacional de Atletismo de Cascavel. A ave foi capturada após ter ficado escondida dois dias em um galpão do local. Os técnicos do Instituto logo constataram a saúde do animal, e puderam devolvê-lo à natureza ao mesmo dia. 


A Asio clamator é uma ave com plumagem marrom-acanelado e face branca, contornada por uma fina listra negra e íris escura. Apresenta no topo da cabeça dois tufos de penas de coloração castanho-escuro que lembram orelhas, origem do nome popular. De hábitos noturnos, se alimenta principalmente de pequenos mamíferos, como roedores, morcegos e marsupiais.

Publicidade


COMO PROCEDER


Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.


Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.


- IAT-Cascavel


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Cachorros são treinados para detectar câncer de mama
Em meio às campanhas de conscientização do Outubro Rosa, uma abordagem inovadora se destaca na luta contra o câncer de mama: o uso de cães treinados para detectar a presença de células cancerígenas em estágio inicial.
Imagem
Ônibus que levava estudantes a evento de tecnologia em Jacarezinho pega fogo
Um ônibus que levava diversos estudantes a um evento de tecnologia no município de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, pegou fogo devido a uma falha mecânica, no início da tarde desta sexta-feira (18).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo