Uma briga entre estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) e do Colégio Estadual Tiradentes, no centro da capital, ocorrida na última quarta-feira (17), fez as duas direções montarem um esquema especial de segurança. Segundo informações repassadas pela Guarda Municipal de Curitiba (GM), os horários de saída foram alterados e agora acontecem com uma diferença de dez a 15 minutos. As escolas estão localizadas a cerca de 300 metros de distância uma da outra.
O chefe da GM, o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, disse que a medida é preventiva e temporária. "As direções se reuniram e decidiram entre si, preventivamente, fazer essa mudança. Mas não é efetiva. A situação vai se restabelecer com certeza".
Carvalho explicou que o atrito entre os adolescentes aconteceu na saída do turno da manhã, próximo à estação de ônibus Passeio Público. "A saída de turno coincidiu e eles acabaram entrando em discussão. Tínhamos quatro viaturas próximas, inclusive uma fazendo saturação no transporte coletivo. (Os guardas) fizeram a intervenção e evitaram uma briga generalizada", contou.
Leia mais:

Rolândia oferece transporte para doadores de sangue até Hemocentro de Londrina

Polícia Civil do Paraná faz operação contra o tráfico internacional de animais

Vale-alimentação para vereadores se espalha por municípios do Paraná

Condomínio do Idoso de Arapongas será inaugurado no dia 18 de julho
Conforme as equipes relataram, alguns alunos ficaram com escoriações leves, mas nenhum deles chegou a se ferir com maior gravidade.
Procurada pela reportagem do Portal Bonde, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a medida foi tomada pelas próprias escolas, sem qualquer intervenção do governo.
Outras medidas - A direção do CEP informou que as aulas prosseguirão normalmente e publicou, em sua página na internet, algumas orientações aos alunos. De acordo com a instituição, os jovens participaram na manhã de hoje de uma palestra sobre o tema segurança, com integrantes da Patrulha Escolar da Polícia Militar. Entre as recomendações repassadas está a de que a resolução de conflitos deve ser feita sempre de forma pacífica.
Na mesma nota, o CEP também orienta os educandos para que utilizem o uniforme do colégio. "Os alunos que assim desejarem que tragam uma outra roupa para transitar no seu trajeto para casa/escola. Nenhum aluno entrará na escola sem portar a carteira estudantil ou comprovante de matrícula acompanhado de um documento de identidade com foto", diz trecho do documento.
O chefe da GM falou, ainda, que está entrando em contato com ambas as escolas para oferecer a realização de ações educativas. "Queremos explicar aos jovens, nas palestras, a necessidade do convívio harmonioso entre os grupos e transmitir conceitos como direitos, deveres e obrigações", afirmou Carvalho. A expectativa é que as atividades aconteçam já na próxima semana. (Atualizado às 12h30)