Por pouco o período integral não se tornou obrigatório em todas as escolas do país. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), publicada em 1996, prevê a implantação gradativa do sistema.
O parágrafo V do artigo 87 diz que ''serão conjugados todos os esforços objetivando a progressão das redes para o regime de escolas de período integral''.
O Plano Nacional de Educação também cita a ampliação progressiva da jornada escolar para um período de 7 horas. Infelizmente nenhum deles estabelece prazos. Mesmo assim, há municípios investindo na idéia.
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Das 35 escolas escolas municipais de Apucarana, 31 funcionam em período integral desde 2001. Nas outras quatro escolas o sistema só não foi implantado porque os prédios são compartilhados com a rede estadual.
Para isso o município teve que construir 80 salas de aula e destinar uma verba maior para a educação. O sistema de período integral exige que se reduza o número de turmas ou que se amplie o número de salas.
''O custo é praticamente o dobro de uma escola tradicional mas a gente não considera isso uma despesa e sim um investimento'', garante Regina Esmanhoto, superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. '
'Nós não vemos mais crianças nas ruas e até o índice de criminalidade está diminuindo. Se a gente não investir em educação, não vamos arrumar esse país'', ensina Regina.