Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja como funciona

Arapongas lança aplicativo de emergência Escola Segura nesta terça

Reportagem local
11 abr 2023 às 19:21

Compartilhar notícia

- Divulgação/Prefeitura Municipal de Arapongas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aplicativo de emergência “Escola Segura” foi lançado nesta terça-feira (11) em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina). Trata-se de uma ferramenta que possibilita o acionamento rápido da Guarda Municipal em situações de risco nas escolas e centros Municipais de Educação Infantil e outras instituições de ensino.


A apresentação oficial do aplicativo de segurança foi feita pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, com participação do guarda responsável pelo desenvolvimento do dispositivo, o GM João Maicon de Marques. “Este é um aplicativo que ficará disponível para todas as diretoras e diretores, coordenadoras, secretárias escolares e equipes pedagógicas dos locais de ensino. Ao alcance das mãos, será possível acionar a GMA em qualquer situação de emergência”, reforçou Argati.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Nós, como pais, queremos a garantia que nossos filhos estão seguros. Infelizmente um caso chocante e longe daqui reacendeu um alerta. Temos atuado para garantir a ordem e a segurança da população, mas é importante também tranquilizarmos as famílias. Estamos atentos a tudo isso e trabalhando pela segurança dos nossos alunos, professores e comunidade em geral", afirmou o prefeito Sérgio Onofre. Segundo ele, outras estratégias em segurança também deverão ser aplicadas gradativamente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025


COMO FUNCIONA?

Publicidade


Durante o lançamento, foi exibido um vídeo demonstrativo. No aplicativo existe a aba “EMERGÊNCIA – clique aqui” (na cor vermelha). Ao clicar, o chamado é rapidamente direcionado para a tela de acionamento Guarda Municipal. Um sinal de alerta é emitido e direcionado ao Centro de Operações da GMA. Todas as equipes serão alertadas com informações sobre o local de origem da ocorrência. As viaturas mais próximas já se deslocam de maneira prioritária para o local, além do acionamento de outras equipes de reforço (como a ROMU e Polícia Militar).


Ainda segundo Argati, a equipe da Patrulha Escolar Comunitária está percorrendo as escolas e CMEIs para o cadastramento do aplicativo nos aparelhos celulares e repassando orientações aos profissionais da educação que terão acesso. “É muito semelhante ao app ‘GM 153’ – que desenvolvemos há dois anos e tem dado 100% de êxito em sua execução”, acrescentou.


Até agora, 22 instituições de ensino já foram instruídas e passam a contar com o Escola Segura. O aplicativo também estará disponível para utilização das escolas particulares e outros locais de ensino. A GM e PM têm marcado presença ativa nos entornos das instituições de educação.


Para aderir ao app “Escola Segura” é necessário entrar em contato com a Patrulha Escolar Comunitária da Guarda Municipal para preenchimento de formulário e orientações pelo fone 3902-1010. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)


Imagem
Professor é preso por injúria racial contra alunas em escola estadual de Ibiporã
Um professor do Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ibiporã, na RML (Região Metropolitana de Londrina), foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (10) após ter sido denunciado por duas alunas pelo crime de injúria racial.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo