Terminam nesta quinta-feira (3) as atividades de esporte e lazer do projeto Viva o Verão desenvolvidas pelo Governo do Estado, através da Paraná Esporte em parceria com a Secretaria de Educação, e que bateram recordes. Os números registrados no Litoral, Costa Oeste e Costa Norte, ultrapassam os 415 mil atendimentos.
O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, comemora os resultados. "Em apenas um mês nós superamos a marca dos 400 mil atendimentos do ano passado realizados em 38 dias, demonstrando que a cada ano o projeto fica mais sólido e com maior participação dos veranistas".
Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares, Casas Noturnas e Similares do Litoral do Paraná (Sindilitoral), José Carlos Chicarelli, as ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado no litoral do Paraná proporcionam um dos melhores verões dos últimos seis anos na região.
"Sabemos da luta da Paraná Esporte na concretização do Viva o Verão, que gerou renda e emprego aos comerciantes da região, além do mais importante: contribuiu para fixar o veranista no litoral do estado", destacou Chicarelli.
Em pesquisas realizadas com as pessoas que optaram passar o verão no Paraná, constatou-se que um dos motivos da escolhia pelo litoral do estado como destino para suas férias foi a gama de atividades de esporte e lazer que lhe são ofertadas.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, Carlos Dalberto Freire, destacou a importância do Viva o Verão no aquecimento da economia no litoral, incrementando em cerca de 40% o movimento local em relação a esse período no ano passado.
"O Governo do Estado é pioneiro em todo o Brasil neste tipo de ação, tornando-se espelho para outros estados. Este ano o Viva o Verão esteve ainda melhor, atraindo muitos veranistas para nosso litoral, fator decisivo para a vinda de muitas pessoas para cá", ressaltou.
O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, parabeniza todos que estiveram envolvidos no projeto, desde os coordenadores até os cerca de 200 acadêmicos oriundos das mais diversas universidades públicas e privadas de todo o Paraná.
"O esforço e o empenho de todos que trabalharam no Viva o Verão foi recompensado com o sucesso que foi o projeto por onde passou. Aproveito pra agradecer a garra de todo mundo pra fazer do Viva o Verão o maior e mais completo evento de lazer esportivo de todo o Brasil", finalizou Gomyde.
Atrações - Este ano o Viva o Verão veio com muito mais atrações. O campeão olímpico de vôlei de praia, Emanuel, foi uma delas. Ele participou de uma tarde de autógrafos em Shangrilá, fez a premiação da travessia a nado em Guaratuba, e de quebra, jogou uma partida amistosa contra os campeões do torneio de vôlei de praia em Caiobá".
O arvorismo e o rafting foram duas outras grandes sensações. O arvorismo atendeu cerca de 120 pessoas diariamente no posto de Caiobá, que contou com quatro torres interligadas por cordas com quatro diferentes obstáculos a oito metros de altura.
Já o rafting no mar, com a participação de atletas da seleção brasileira de canoa, virou febre no Litoral. Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini, "a parceria com a Paraná Esporte foi perfeita sintonia e a idéia é estende-la futuramente, pois o projeto foi uma vitrine para este novo esporte que se tornou sensação no verão", afirmou.
Estrutura
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
O projeto aconteceu em quatro postos fixos nas praias do litoral paranaense (Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Shangrilá), em três postos avançados (Antonina, Morretes e Guaraqueçaba), em seis municípios das Costas Oeste e Norte (São Miguel do Iguaçu, Itaipulandia, Santa Helena, Entre Rios, Santa Terezinha do Itaipu) além de Ribeirão Claro, na Costa Norte. Teve ainda uma equipe itinerante que percorreu outros balneários no litoral.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação também ocorreu oViva o Verão dentro das escolas em 46 municípios com baixo índice de desenvolvimento humano, para atender quem não tem condições de ir ao litoral do Estado.