Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aumenta número de inscrições para eleição de diretor

Redação - Folha do Paraná
20 jul 2001 às 18:20

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Educação não aposta no boicote às eleições para diretores das escolas por conta da resistência da APP-Sindicato, que é contrária ao processo de escolha, da forma como está sendo proposto. Uma das razões do otimismo é o número de inscrições realizadas até agora.

Em todo o Estado, a secretaria havia contabilizado 2,3 mil candidaturas para as 1,6 mil escolas que participarão do pleito em setembro e outubro próximos. Somente em Curitiba, 700 professores já se inscreveram, o que representa uma média de 4,2 candidatos por escola.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por outro lado, a APP-Sindicato promete continuar brigando para tentar neutralizar a realização das eleições. Um dos trunfos da entidade é o projeto que define novas regras para a escolha dos diretores. Protocolado na Assembléia Legislativa no final do ano passado, o projeto ainda aguarda aprovação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


O deputado Irineu Colombo (PT), que acolheu a proposta da APP, prometeu forçar a votação para a primeira semana de agosto. Segundo ele, o presidente da Assembléia segurou a votação para não expor os deputados da base governista, uma vez que a orientação da Secretaria de Educação foi para que o projeto não fosse aprovado.

Publicidade


A proposta, segundo o secretário de imprensa da APP-Sindicato, Miguel Baez, foi elaborada com base no projeto do deputado Rubens Bueno (PPS), aprovado pelo Legislativo em 1984, que garantiu a realização de eleições diretas a partir daquele ano. Também seguiu diretrizes propostas nas resoluções do ex-governador Roberto Requião (PMDB), em 1993, e do governador Jaime Lerner (PFL), no início do seu primeiro mandato, em 1995, além de modelos implantados em outros estados.


Segundo Baez, em 1991, Requião conseguiu anular o projeto de 1984 junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, alegando inconstitucionalidade. A APP recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, que no início do ano passado deu seu parecer, livrando o governo da obrigatoriedade da realização de eleições.

Publicidade


A reinstituição do pleito direto para escolha de diretores, afirmou Baez, foi promessa de campanha do governador Jaime Lerner em 1994. Mas, em 1995, o Estado acabou baixando uma resolução definindo a escolha mediante consulta à comunidade escolar, com a condição de que as indicações poderiam ou não ser aceitas pelo governo.


De acordo com Baez, a entidade também está tentando mobilizar pais e professores para inviabilizar a eleição, que está programada para acontecer entre os dias 10 de setembro e 14 de outubro. "Repudiamos a proposta de intervenção nas escolas, já que são os núcleos regionais que acabarão decidindo quem serão os diretores", afirmou.


A Secretaria de Educação divulgou que o prazo para os candidatos a diretor se inscreverem, que se encerraria no dia 31 de julho, foi prorrogado até o dia 8 de agosto. A data do teste de conhecimentos gerais que avaliará previamente os candidatos também foi adiada para 19 de agosto.

As inscrições podem ser feitas nos Núcleos Regionais de Educação, na escola em que está lotado o documentador escolar do município ou, ainda, na Secretaria da Educação, em Curitiba. O candidato pode esclarecer dúvidas por meio do telefone 0800-4162.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo