O feriado de Tiradentes foi desanimador para a direção do Centro Municipal de Educação Infantil Padre Franco Pasini, em Porecatu (85 km ao norte de Londrina). Na madrugada de sábado para domingo, a unidade foi invadida por bandidos, ainda não identificados pela Polícia Militar. Eles furtaram oito ventiladores da creche, deixando um prejuízo estimado em R$ 2 mil.
Os equipamentos eram usados para diminuir o forte calor durante as aulas. Os 110 alunos têm que conviver com altas temperaturas até que o problema seja solucionado. Este não é o primeiro furto registrado no centro de educação. Nos últimos quinze dias, foram cinco casos semelhantes. "Cada ocorrência tinha um intervalo de dois dias. A gente pensava que eles não voltariam. Estávamos enganados", disse a diretora do CMEI, Silvana Aparecida Furlanetto.
Na cozinha, o rastro da insegurança também é visível. Os bandidos levaram salsichas e beberam refrigerantes que seriam consumidos durante uma festa preparada pela própria instituição para as crianças. "As cozinheiras estão tendo que se virar. Também levaram maçãs, bolachas e café", comentou a diretora. Apesar disso, a Prefeitura de Porecatu garantiu que está repondo a merenda.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Os funcionários também desejavam pintar a parte externa da unidade educacional. A expectativa foi frustrada após o grupo criminoso levar seis latas de tinta, avaliadas em R$ 1,8 mil. Portas foram arrombadas e materiais escolares danificados pelos vândalos. "Registramos boletins de ocorrência em todos os casos. A cidade, assim como as demais da região, conta com pouco policiamento. Nem a educação escapa da criminalidade', lamentou Silvana Furlanetto. Mesmo com os sucessivos furtos, o centro de educação infantil continua funcionando normalmente.