Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Bebês de Curitiba passam a fazer teste do coraçãozinho

Agência da PMC
08 mar 2012 às 13:18

Compartilhar notícia

Prefeito Luciano Ducci, participa do lançamento do exame de oximetria "teste do coraçãozinho", no Hospital do Trabalhador. Na imagem, Luciano acompanh - Brunno Covello/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A garotinha Isabella Mendes Marconi, de apenas 24 horas de vida, foi a primeira criança a ser submetida à oximetria – o exame que, a partir dessa quinta-feira (8), passa a ser ofertado pelo programa de atenção materno-infantil Mãe Curitibana aos bebês nascidos nas seis maternidades da rede pública de saúde.

A implantação do novo recurso clínico, capaz de fazer a detecção precoce de doenças graves do coração e reduzir a mortalidade infantil decorrente dessa causa, aconteceu em solenidade no Hospital do Trabalhador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O teste do coração entra para a rotina do Mãe Curitibana quando o programa completa 13 anos de existência. O programa prevê acompanhamento pré-natal adequado a gestantes de baixo, médio e alto risco, assistência ao parto em maternidade pré-definida e vinculação à unidade de saúde no pós-parto.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Desde 99, quando o Mãe Curitibana foi lançado, a mortalidade infantil caiu de 16,6 por mil nascidos vivos para 8,72 por mil nascidos vivos e a gravidez na adolescência de 19,3% por 14,2%. A transmissão vertical do vírus HIV, que sem o pré-natal adequado poderia chegar a 30% dos filhos de mães soropositivas, é de 1,14%.


O teste de Isabella, aplicado pelo pediatra Carlos Oldemburg, foi acompanhado pelo prefeito Luciano Ducci e pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci.

O resultado acusou nível de oxigenação igual a 96%, o que demonstra que o sangue circula normalmente pelo corpo do bebê. Se a medição fosse inferior a 95% ou acusasse diferença de 3% entre o encontrado nas mãos e nos pés, o exame precisaria ser repetido 1 hora depois. Em caso de confirmação, a criança seria encaminhada para ecocardiografia e acompanhamento cardiológico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo