Ao final de uma reunião com empresários, vereadores e secretários municipais, foi anunciada a possibilidade de que as casas de bingos sejam reabertas em Curitiba já na próxima quinta-feira.
De acordo com a rádio CBN, os donos dos bingos estão amparados por uma lei municipal aprovada na semana passada, que inclui as casas de jogos no rol dos estabelecimentos comerciais tributáveis - isto é, estabelecimentos legais.
Essa nova lei teria a apoio em uma lei federal, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anularia a legislação que concede ao Estado a regulamentação das casas de jogos.
Leia mais:
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Por sua vez, o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, disse que a reabertura de qualquer casa de bingo no Paraná representa um descumprimento da Constituição Federal.
Botto salientou, também, que a lei complementar federal indica apenas que os bingos podem ser tributados. "Mas para isso, os estabelecimentos precisariam ser regulamentados pelo próprio governo federal. Esses empresários estão fazendo uma interpretação errada da legislação federal", conclui o procurador.
Segundo ele, o governo vai agir com rigor para evitar a reabertura dos bingos, inclusive com o uso da Polícia Militar.
Esta semana, o governador Roberto Requião (PMDB), em pronunciamento na rádio Educativa, fez reparos à iniciativa de setores do governo federal em criar uma comissão para legalizar o jogo no país. "Quando fui senador, passei um bom tempo investigando e levantando as denúncias da participação da máfia espanhola na organização do jogo no Brasil. Foi uma luta grande e toda a esperança que nós tínhamos era que o novo governo do Brasil, o governo do nosso Lula, acabasse literalmente com isso", salientou.
De acordo com Requião, "em conversa com o presidente Lula ele disse que é contra o jogo e que não tolera essa prática que lesa fundamentalmente os mais pobres".
Requião disse ainda, que é necessário que "o Brasil inteiro se levante. Que as pessoas mandem telegramas, protestem nas rádios, escrevam para os jornais e para o presidente da República dizendo que todos nós sabemos que o jogo não agrega nada a uma sociedade".
O governador reafirmou ainda que os bingos são utilizados para lavagem de dinheiro. "O esporte nunca recebeu nada. As pessoas mais pobres perdem o seu patrimônio, dilapidam o seu salário nesta loucura que é o jogo do bingo. Vamos dizer não ao bingo. Não nos apaguem a esperança de mudança", concluiu o governador.