Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Poluição

Biodiesel poderá ser usado em larga escala

Redação - Folha de Londrina
23 jun 2003 às 18:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O programa do biodiesel no estado do Paraná foi tema de encontro entre o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aladir Rizzi.

O secretário esteve nesta segunda-feira em Brasília para convidar o ministro para o Seminário do Biodiesel, que será realizado no dia 28 de julho. O objetivo do evento é reunir todo conhecimento produzido no estado nessa área.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Duas experiências de produção de diesel menos poluente estão em andamento no estado. Uma delas é resultado de convênio entre o Centro de Referência do Biodiesel (Cerbio), o ministério e a secretaria para a produção do B-20, combustível cuja composição é de 20% de óleo de soja e o restante de diesel comum. Esse projeto foi orçado em R$ 1,5 milhão e recebeu, até o momento, R$ 700 mil. Os recursos são provenientes do Fundo Setorial de Transportes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado


A outra experiência foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à secretaria. É o MAD, sigla para Mistura Álcool-Diesel, composto de 8% de etanol anidro, 2,6% de aditivo de soja e 89,4% de diesel comum. O biocombustível reduz em 30% a emissão de gases poluentes e foi testado em ônibus coletivos de Curitiba.

Rizzi mostrou ao ministro o relatório sobre o estágio das pesquisas com o MAD e disse que o documento será apresentado, em breve, ao Ministério das Minas e Energia para que o biocombustível possa ser usado em larga escala. "Quem estiver interessado na tecnologia, poderá usá-la quando aprovada", esclareceu Rizzi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo