O bispo dom Efrain Basílio Crevei, líder da Igreja do Rito Ucraniano Católico, disse que é favorável à demolição da igreja de Cascavel, construída em 1966 e que está em péssimo estado de conservação. Ele acredita que mesmo com uma restauração, a igreja continuará a trazer riscos para os fiéis que frequentam o templo, porque a estrutura está bastante comprometida, apesar de já ter passado por algumas reformas.
Dom Efrain reconhece que a igreja tem um grande valor histórico para Cascavel, porém diz estar preocupado com a integridade física dos frequentadores do local. O bispo diz que uma solução para a preservação histórica é a construção de uma réplica, nos moldes da original, que seria colocada no mesmo terreno. ""A construção de uma réplica ajudaria a manter a história, pois poderia se colocar um placa na entrada contando um pouco sobre a vida da igreja"", argumenta.
O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), visitou a igreja na semana passada e disse que o principal objetivo é preservar o templo, com uma reforma completa para garantir a segurança dos fiéis. De acordo com o orçamento realizado pela Secretaria Municipal de Obras, uma reforma completa da igreja custaria cerca de R$ 18,5 mil. Além da reforma, existe a possibilidade da igreja ser transferida para outro local no mesmo terreno.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
* Leia mais em reportagem de Gilmar Agassi na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira