Penitenciárias do Paraná receberam 1,5 mil livros literários doados pela Procuradoria-Geral do Estado, por meio da Coordenadoria de Estudos Jurídicos. As obras serão distribuídas nas bibliotecas das unidades penais e destinadas ao Projeto de Remição da Pena por Estudo Através da Leitura.
Entre os livros doados estão obras de autores como Ziraldo, Gabriel García Márquez, Fernando Sabino, Bertold Brecht, Clarice Lispector, Alexandre Dumas, Ganymédes José, Carlos Eduardo Novaes e Luiz Vilela.
Segundo a professora responsável pela equipe do Projeto de Remição pela Leitura, Agda Cristina Ultchak, os títulos recebidos são de excelente qualidade. "Os livros doados contribuem muito com a prática da boa leitura, pois contemplam leitores de diferentes etapas de ensino", afirma.
Leia mais:
Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias
Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana
UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo
BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo
Durante a entrega, o servidor da Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado Paulo Collaço falou sobre a ação. "O projeto é uma excelente iniciativa e conta com o apoio e o incentivo da Coordenadoria de Estudos Jurídicos. A intenção é dar continuidade às doações de livros à valorização da leitura para as pessoas aprisionadas", declara ele.
Atualmente, cerca de 13% dos presos do Estado participam do projeto de Remição pela Leitura, com leituras mensais de obras literárias e a elaboração de resumo ou resenha do livro lido. A produção é avaliada por um professor de Língua Portuguesa e, atingindo a média 6,0, o detento tem direito de reduzir quatro dias da pena a cada livro lido - o limite de participação é de uma resenha por mês.
DOAÇÃO – A campanha de doação para o projeto de remição pela leitura é permanente. São aceitos livros de literatura brasileira e estrangeira, de aventura, romance e outros gêneros, com exceção de livros didáticos, enciclopédias e revistas. Os livros devem ser entregues diretamente nas unidades penais ou na sede da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, na sala do Núcleo de Comunicação (Rua Deputado Mário de Barros, 1.290, 4º andar - Centro Cívico – Curitiba).