Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Câmara Federal faz audiência pública sobre a ALL

Dimitri do Valle - Folha do Paraná
07 dez 2000 às 11:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias faz hoje em Brasília, às 10 horas, audiência pública para que a América Latina Logística (ALL) explique as causas dos freqüentes acidentes com trens no Estado. A ALL tem a concessão para explorar o transporte ferroviário de cargas na Região Sul e em parte de São Paulo.

O autor do requerimento, deputado federal Luciano Pizzato (PFL), diz que depois da privatização no setor, houve "retrocesso" na manutenção dos equipamentos e nas linhas. "Acidentes graves vêm ocorrendo, com consequências alarmantes em perdas de vidas humanas e danos ambientais", diz. Só este ano, foram registrados 12 descarrilamentos no Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pizatto afirma que o transporte ferroviário no Brasil está longe de alcançar os objetivos propostos na privatização, como a modernização do setor. A ALL também pode ser obrigada a prestar explicações na Assembléia Legislativa. O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) encaminharam à Casa pedido de audiência pública no ano que vem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


O diretor do Senge, Raska Rodrigues, justifica que os frequentes acidentes no Estado precisam ser esclarecidos. "A ALL tem uma concessão na Argentina que já foi alvo de pedido de cassação no Senado", diz. Os autores do pedido querem saber se a empresa vem cumprindo o cronograma de investimentos, a manutenção das locomotivas e programas de proteção do patrimônio público e de pessoal.

Publicidade


O Senge tem informações de que engenheiros da ALL estão trabalhando em média 12 horas por dia para deixar o ramal ferroviário em ordem. Desde a privatização da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), Rodrigues diz que os cortes de profissionais na ALL foram de 45%. Além da falta de pessoal, ele diz que "há grande suspeita dos acidentes estarem sendo causados pelo projeto SMUG".


O programa consiste na substituição de uma das três locomotivas que descem a Serra do Mar. Em vez de gerar energia, a locomotiva SMUG se movimenta ao captar o excedente da força produzida pelos outros dois trens. "Queremos saber se esse projeto está colocando a composição na faixa de risco e não na faixa de segurança."

A gerente de relações corporativas da ALL, Silvana Alcântara, disse que só poderia responder aos questionamentos assim que o convite para participar da audiência pública fosse oficializado. "Quando apresentarem o requerimento, vamos analisar. Se forem dados específicos, eles terão de pleitear as informações junto ao Ministério dos Transportes, que é o órgão fiscalizador", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo