Terminou na manhã desta quarta-feira a lonta fila de caminhões que se formou em direção ao Porto de Paranaguá. A fila começou na madrugada de segunda-feira e atingiu ontem, no pico do movimento, o Km 16 da BR-277. No início da manhã, o movimento era menor e o último caminhão estava no Km 5. Às 18h30 de ontem, a fila tinha reduzido para o Km 14.
Depois de cinco meses sem ter o problema, as fila voltou ao acostamento da rodovia. Esta já é a terceira vez no ano, que há acúmulo de caminhões para descarregar no porto. A primeira vez foi em 21 de fevereiro, na Quarta-Feira de Cinzas, e a segunda em 13 de março.
De um lado, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) alega que os caminhoneiros foram ao porto com carga que não estava programada para ser armazenada ou embarcada. O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) teria cancelado as ordens de serviço do porto que determinavam que as cargas cheguem ao local nominadas.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Já os operadores portuários dizem que a fila foi gerada porque teriam ocorrido quedas no sistema de informática carga on line que controla a entrada de caminhões no pátio de triagem na segunda-feira. Outro motivo seria a grande demanda de milho que chega para desembarque.
A Appa informou que desde a meia-noite de segunda-feira até às 17h30 de terça, 5.034 carretas carregadas com grãos passaram pelo pátio de triagem. A administração portuária está exigindo dos operadores portuários que a descarga no Corredor de Exportação aconteça durante 24 horas, enquanto existirem caminhões no pátio de triagem.
Ainda segundo a Appa, a fila de caminhões se formou devido ao envio de cargas de grãos sem navio nominado e sem destino de armazenagem definido. A nomeação de cargas é uma das exigências da Ordem de Serviço 054/2007.