A frente fria que chegou ao Paraná provoca chuvas em todo o estado nesta quinta -feira (7). O município de Querência do Norte, no noroeste, é um dos mais atingidos pelas cheias do Rio Paraná, causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e pela abertura de comporta das represas localizadas em São Paulo.
Desde o último dia 31 de dezembro, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) informava que haveria aumento de vazão nas usinas hidrelétricas Ilha Solteira, Jupiá e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), todas localizadas na bacia do Rio Paraná.
Segundo o secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos, Valcir Antônio Voss, cerca de 200 pessoas, a maioria pescadores, tiveram de deixar suas casas devido às chuvas. "Os ribeirinhos já estão acostumados a ir para abrigos da prefeitura ou casas de parentes quando o nível de água do rio sobe, mas desta vez a situação é mais crítica. Há dias, o nível tem se mantido entre três e quatro metros acima do normal".
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
De acordo com Voss, algumas casas de pescadores estão embaixo da água e as estradas estão intransitáveis. Ele disse que Querência do Norte é o município mais atingido porque é o que tem mais extensão à margem do Rio Paraná, num total aproximado de 100 quilômetros.
Valcir Voss informou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando um trabalho intensivo no município, de prevenção à dengue e outras doenças que podem ocorrer em conseqüência de águas paradas.
Previsão
De acordo com a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, a previsão é de ocorrência pontuais de tempestades na maioria das regiões. A nebulosidade predomina ao longo do dia, o tempo fica abafado, a temperatura chega a 34 graus nas regiões oeste e noroeste.