A Vereadora de Matelândia (70 km ao norte de Foz do Iguaçu), Líria Perini Carnetti, apresentou um projeto de Lei intitulado 'Toque de Proteger', visando proibir crianças e adolescentes de até 16 anos de permanecerem desacompanhadas pelas ruas da cidade após as 22h.
A Lei, se aprovada, deverá ser fiscalizada pelos próprios cidadãos e cumprida pelo Conselho Tutelar do Município e Polícia Militar. Vale também para a presença deste menores em bares e casas noturnas.
A punição será notificação aos pais, numa primeira ocorrência, e encaminhamento do caso ao Ministério Público em caso de reincidência.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
De acordo com informações da rádio Educadora, a vereadora Líria disse que a medida deverá inibir a prostituição infantil, assim como o contato com álcool e drogas nas idades indesejadas.
A vereadora afirmou ainda, que "a Lei favorece a integridade física e psicológica dos adolescentes, uma vez que dormir cedo pode garantir um bom rendimento escolar, além de beneficiá-los com uma vida familiar mais intensa".
O Projeto foi encaminhado para as comissões de Legislação e Redação e de Ordem Econômica e Social e ainda não tem previsão de votação.
A mesma proposta já é Lei em vários municípios e, apesar de polêmica, pode ser vista como uma alternativa para a redução da marginalidade. (As informações são da rádio Educadora)