A obra do viaduto estaiado de Curitiba entrou na fase final, com a colocação da torre e dos estais (cabos) de sustentação. Nos últimos dias foram erguidos dois dos 21 estais previstos na construção, que passa sobre a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), no cruzamento com Rua Coronel Francisco H. dos Santos, no bairro Jardim das Américas. O viaduto faz parte das obras do corredor Aeroporto-Rodoferroviária, que estão sendo realizadas com recursos do PAC da Copa.
Segundo o consórcio responsável pela construção do viaduto, são necessários de dois a três dias para o erguimento de cada estal, estrutura que contém de 50 a 80 cabos embutidos, dependendo do seu comprimento. Em paralelo aos trabalhos na torre, nos próximos dias serão iniciadas a pavimentação das pistas do viaduto e das ciclovias e a construção das calçadas para pedestres. Os acessos de ambos os lados do viaduto foram concluídos e a obra já tem 82% dos trabalhos executados. A previsão de término é para o final de março.
O viaduto estaiado tem 225 metros de extensão, com três pistas em cada sentido, além de ciclovias e calçadas laterais para pedestres em ambos os lados. A estrutura é metálica, com laje de concreto pré-fabricado. O mastro tem 74 metros de altura, com 21 estais de sustentação.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
As demais obras do corredor Aeroporto-Rodoviária seguem sendo realizadas, com previsão de término para maio próximo. Os trabalhos de pavimentação de quatro trechos da via foram relicitados e iniciados neste mês. Também estão sendo realizadas a revitalização de calçadas, a implantação de ciclovias e pequenas correções na geometria do pavimento (acessos e retornos).
O investimento total na obra do corredor, que já teve a trincheira da Rua Guabirotuba entregue em outubro de 2013, é de R$ 145 milhões, recursos do PAC da Copa.