A prefeitura de Curitiba e a Cohab começaram nesta sexta-feira a relocação de moradores da Vila Yasmim – ocupação irregular localizada às margens do Rio Iguaçu, ao lado da BR-277, no Uberaba.
No primeiro dia de mudança deixaram a área cinco famílias. Ao todo serão transferidas 335 famílias. Nos próximos dias, o processo continua.
As famílias relocadas estão sendo levadas para um loteamento regular, o Jardim Irai, situado nas proximidades. No novo local, os moradores terão infra-estrutura básica, áreas de lazer, espaço comunitário para a reciclagem de lixo e uma escola ou creche.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
A ocupação da Vila Yasmim começou a se formar há cerca de seis anos, numa área imprópria para moradia, às margens do Rio Iguaçu. O local foi totalmente inundado na última grande enchente ocorrida em Curitiba, em 1995, e, por isso, as famílias viviam em permanente risco de inundação, sofrendo a cada chuva.
A Vila Yasmim faz parte do bolsão da Vila Audi/União, uma das favelas mais complexas da cidade, pelo grande número de famílias que abriga – cerca de 3 mil – e pelas características da área. Boa parte da ocupação está em área de preservação ambiental (APA do Iguaçu) e é sujeita a alagamentos.