Nesta sexta-feira começam as comemorações dos 150 anos de emancipação do Paraná. O ponto alto da festa será à partir das 8h da noite, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Haverá uma peça teatral contando a história do Paraná, fogos de artifício que irão reproduzir as Cataratas do Iguaçu e um show com Chitãozinho e Xororó, que são paranaenses do município de Astorga.
No sábado, também às 8 da noite, haverá culto evangélico, vigília de luzes e acendimento da Estrela do Natal, em frente ao Palácio. No domingo, no mesmo horário, o padre Marcelo Rossi vai realizar uma missa com o recebimento da imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Também haverá vigília de luzes e acendimento da Estrela do Natal.
Leia mais:
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
A província do Paraná foi instalada em 19 de dezembro de 1853, pelo conselheiro baiano Zacarias Góis e Vasconcelos. A capital escolhida foi Curitiba ao invés de Paranaguá, que até então era o centro da região. No discurso de instalação da Província, o conselheiro afirmou que a educação seria a prioridade do governo.
Esse e outros fatos marcantes da história do Paraná estão na Internet, no site www.150parana.com.br, criado em comemoração aos 150 anos de emancipação.