Com uma expectativa de receber mais de 2 milhões visitantes nos próximos 50 dias, os comerciantes do litoral do Paraná calculam que vão gerar, no período, pelo menos 20 mil novos empregos. A constatação é da Associação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Prestadores de Serviço do Litoral (Assindilitoral) e do Convention & Visitors Bureau, que revelam ainda que o número de empregos na região está triplicando a cada temporada.
"O projeto Viva o Verão do governo do Estado, mobilizando centenas de pessoas, as companhias telefônicas, os comerciantes do setor alimentício, as casas noturnas, shows e hotéis cheios, farmácias, sorveterias e restaurantes com muito movimento serão um termômetro de como estará boa a situação nas praias", analisa o presidente das entidades, José Carlos Chicarelli.
Um levantamento do Assindilitoral dá alguns exemplos sobre o crescimento do número de emprego. Só os shows de casas noturnas e nas areias, aponta a entidade, gerarão mais de 900 empregos diretos e indiretos.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O projeto Viva o Verão do governo do Estado contrata mais de 200 profissionais de Educação Física e de outras áreas para dar instruções e animar os veranistas. "O Café Curaçao, em Guaratuba, gera 120 empregos diretos, além de um número considerável de indiretos", acrescenta Chicarelli.
As sorveterias, aponta ainda o presidente da entidade, contratam centenas de empregados. "Novas farmácias também se instalam nos municípios da região e cada hotel contrata em média de 10 a 30 funcionários. Estes são alguns exemplos de como um litoral valorizado e prestigiado dá a sua contrapartida na geração de empregos", afirma ainda o presidente das entidades.
Chicarelli lembra que os restaurantes já vêm registrando uma escala boa de geração de empregos e parabeniza a Federação do Comércio do Paraná, que tem lutado para qualificar a mão-de-obra do litoral e aguarda parceria da Secretaria Estadual do Emprego e do Trabalho para ampliar o treinamento.