Representantes de mais de 173 países estão participando da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), que começou nesta segunda-feira (20), em Curitiba. Até o final do mês, os participantes dos países membros terão o compromisso de discutir e decidir ações e alternativas para reduzir a perda de biodiversidade até 2010. A COP8 é considerado o mais importante encontro ambiental realizado no Brasil desde a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Dos temas que serão discutidos durante a conferência, alguns são considerados muito importantes para o Brasil. A ministra do Meio Ambienta, Marina Silva, durante a abertura do evento, destacou que a criação de um regime internacional para regular o acesso e a repartição dos benefícios gerados pela utilização dos recursos naturais é fundamental para o País. Assim como a repartição dos benefícios gerados pela utilização dos recursos naturais e a implementação do artigo oitavo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que trata do conhecimento das populações indígenas e locais.
O governador do Paraná, Roberto Requião falou das ações do Estado no sentido de preservar a biodiversidade, detalhando programas desenvolvidos na área do meio ambiente. Requião reforçou a decisão do Paraná contrária aos transgênicos, e anunciou que nesta quarta-feira (22) estará regulamentando a lei sobre rotulagem de produtos, quando o Paraná será o primeiro estado brasileiro a cobrar a identificação de utilização de produtos geneticamente modificados nas embalagens.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
O secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Ahmed Djogheaf, ressaltou que nunca o mundo deu tantos alertas sobre a necessidade de prevenção como agora, se referindo aos vários fenômenos naturais que assolaram regiões de diversos países, como furacões e onda de calor.
Indígenas de diversas tribos também marcaram presença na abertura do evento, com a realização de um ritual de "amor à mãe terra e ao homem branco".
Até o final da conferência, no dia 31 de março, os representantes dos países também terão na pauta de discussões temas como a diversidade biológica de ilhas oceânicas, diversidade biológica de terras áridas e subúmidas, iniciativa global sobre taxonomia, educação e conscientização pública, aplicação do Plano Estratégico da CDB e aperfeiçoamento dos mecanismos de apoio para implementação da CDB.
Além das delegações oficiais, participam do encontro representantes de setores do empresariado, academia, movimentos sociais, ambientalistas e de defesa do consumidor. Cerca de cem ministros de Estado também estarão presentes na COP8.