Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diretrizes

Conferência de saúde reúne 1.200 pessoas em Londrina

Redação Bonde
12 out 2007 às 14:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria da Saúde e o Conselho Estadual de Saúde do Paraná abriram a 8.a Conferência Estadual de Saúde na noite desta quinta-feira (11) em Londrina. Com o tema "Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento", o evento ocorre até domingo (14), em paralelo com a formatação do Plano Estadual de Saúde, que traça as diretrizes para os próximos anos. "Os temas que abordados nessa conferência serão trabalhados para ser incorporados ao plano estadual", disse o superintendente de Gestão em Sistema de Saúde da Secretaria, Gilberto Martin.

Na conferência, 14 grupos de trabalho vão abordar temas como assistência farmacêutica; assistência à saúde, acesso e controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); saúde da mulher, idoso e adolescente; saúde mental e do trabalhador. Com cerca de 1.200 participantes, o encontro reúne delegados municipais, regionais e estaduais para debater a saúde e uma qualidade de vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Serão tratados os desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XVI, as políticas públicas para a saúde e a participação da sociedade na conquista de seu direito. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Marques Machado, disse que uma das maiores conquistas da população foi à implantação do SUS. "Conceitualmente perfeito em suas características de universalidade, eqüidade e igualdade, o SUS amadureceu e se consolidou como de fundamental importância no alicerce de saúde pública e coletiva indispensáveis ao desenvolvimento de nosso país".

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


Sistema único – Machado deu exemplos de como o SUS tem melhorado a vida da população. No Paraná, foram mais de 13 milhões de procedimentos ambulatoriais realizados em um mês. Também foram feitos mais de 65 mil internações. "Os reflexos positivos estão agora presentes na vida do brasileiro, como na melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano, no decréscimo dos indicadores de mortalidade materno-infantil e no aumento da expectativa de vida", lembrou.

Publicidade


O assessor de gabinete do ministro da Saúde, Nelson Rodrigues dos Santos, também comentou sobre a importância da luta para a consolidação do SUS. "O Sistema é um dos maiores programas de inclusão social. Mais de 80% da população das classes mais pobres dependem exclusivamente do SUS. Antes da implantação, mais de 40% da população brasileira não tinha acesso aos serviços de saúde".


De acordo com Santos, em menos de 10 anos, durante a década de 90, todos os municípios do Paraná foram incluídos no Sistema Único de Saúde na atenção básica e quase todos possuem atendimento de média complexidade.


Também participaram da mesa de abertura da Conferência, o deputado federal André Vargas, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida e o prefeito em exercício de Londrina Sidney de Souza. Para todos eles, o ponto principal é a participação da sociedade na melhora do SUS e o conhecimento da situação da pessoa que está doente pelo profissional de saúde.

Nacional – A conferência estadual foi comparada à Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, que definiu a estrutura do SUS. Segundo o superintende da Secretaria de Saúde, a conferência estadual vai ficar marcada assim como a nacional. "Vamos tentar chegar a um ponto de igualdade entre todos os representantes de saúde que estão em Londrina. Democracia e Saúde devem caminhar lado a lado sempre", ressaltou Martin.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo