Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Obras

Confira como ficará o novo acesso à Rodoferroviária de Curitiba

Redação Bonde com Prefeitura de Curitiba
29 jan 2014 às 10:33

Compartilhar notícia

- Arnaldo Alves / AENotícias
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O acesso dos ônibus à Rodoferroviária de Curitiba passará por mudanças dentro de alguns meses, quando estiverem concluídas as obras que começam em fevereiro nas ruas ao redor do terminal. As mudanças irão causar a diminuição do fluxo de ônibus na Avenida Presidente Affonso Camargo e também nos viadutos do Colorado e do Capanema (Avenida Prefeito Omar Sabag), melhorando o trânsito na região. Os recursos para as obras, orçadas em R$ 5,12 milhões, são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, do governo federal. A previsão de entrega é maio deste ano.

As obras vão ser realizadas em três trechos pela empresa O Betacem Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro trecho será para a construção de uma nova via na Rua Dario Lopes dos Santos, entre a Rua Conselheiro Laurindo até a futura continuação da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), em uma extensão de 480 metros. Essa via será exclusiva para o tráfego de ônibus, terá sentido contrário ao fluxo hoje existente na Rua Dario Lopes dos Santos, e será construída em uma faixa de terreno que está em processo de doação pela Superintendência de Patrimônio da União e antes pertencia à Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


O segundo trecho será de alargamento da Rua Conselheiro Laurindo, entre a Rua Dario Lopes dos Santos e Avenida Silva Jardim, com a realização de fresagem e recapeamento asfáltico. A Rua Conselheiro Laurindo continuará com uso misto, sem faixa exclusiva para o tráfego de ônibus. A terceira intervenção será a construção de um acesso à rodoferroviária a partir da rua do prolongamento do viaduto Colorado. O acesso será exclusivo para ônibus e vai permitir que eles entrem no espaço da rodoferroviária sem a necessidade de passar pela Presidente Affonso Camargo, cortando parte de outro terreno pertencente à União e que também está em processo de doação.

Publicidade


Integra o pacote de obras desta região a execução de trabalhos de drenagem, terraplenagem, pavimentação, instalação de galerias celulares, alargamento de ruas, sinalização horizontal e vertical, sinalização semafórica, calçamento, e relocação de rede de iluminação pública.


Torres

Publicidade


A outra intervenção está inserida no projeto Corredor Aeroporto-Rodoferroviária. É a da extensão da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) até a Rua Dario Lopes dos Santos. Para esta intervenção houve necessidade de a União ceder a permissão de uso de dois terrenos, com área total de 4.114,63 metros quadrados.


Com as obras finalizadas, a nova opção para os ônibus acessarem a Rodoferroviária de Curitiba será a seguinte: Avenida Comendador Franco, entrando à esquerda na Avenida Dario Lopes dos Santos, seguindo por ela até a Rua Conselheiro Laurindo. Na sequência, entrada à direita na Avenida Silva Jardim até o novo acesso que fará a ligação à Rodoferroviária.


Diariamente 450 ônibus chegam à Rodoferroviária de Curitiba utilizando a Avenida Presidente Affonso Camargo, única via de acesso disponível atualmente. Em feriados, o número de ônibus duplica e as complicações no trânsito da via se acentuam ainda mais.

Aproximadamente 30 mil pessoas circulam pela Rodoviária diariamente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo