O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, recebeu na quarta-feira a Licença Prévia Ambiental para construção do Lago Norte, no Ribeirão Lindóia, no conjunto Milton Gavetti (região norte). A informação é da Secretaria Estadual de Comunicação.
O documento foi entregue pelo chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Londrina, Nei Paulo, e libera a Prefeitura da realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Rima). O IAP solicitou apenas o Plano de Controle Ambiental (PCA).
"A área está muito degradada e como a população da região norte precisa com urgência da obra, estamos facilitando o trabalho da prefeitura", disse Nei Paulo. Segundo ele, o órgão pretende apressar as análises exigidas pela legislação ambiental e colaborar com a agilidade para construção do lago.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Nedson afirmou que dentro de, no máximo, 40 dias o município deve protocolar no IAP o PCA exigido pelo instituto. "Pretendemos publicar o edital de licitação para a obra em dezembro e iniciá-la em fevereiro do ano que vem. Acreditamos que em julho o lago estará pronto e a população usufruindo desse complexo de lazer", afirmou ele. A obra, que já tem previsão orçamentária, deve custar cerca de R$ 1,5 milhão e o recurso já está reservado no caixa da prefeitura.
O Plano de Controle Ambiental exige um diagnóstico hidrológico, geológico e arqueológico da região, acompanhado de um projeto de recuperação florestal e paisagística. Além disso, pede o mapeamento de indústrias e outras fontes poluentes às margens do Ribeirão Lindóia e monitoramento da qualidade da água. O documento também requisita o plano de limpeza e enchimento do lago, previsão pluviométrica e área de drenagem. O sistema de iluminação pública, já previsto no projeto da prefeitura, também é exigido pelo PCA.
O lago artificial será instalado no conjunto habitacional Milton Gavetti, entre a avenida Curitiba e a rua professora Célia Gonçalves Dias. O projeto prevê espelho d’água com 35.000 m², pista de caminhada (com 1.400 m) e três praças de ginástica (uma com playground) e sanitários feminino e masculino.
Pelo projeto ainda será erguida uma barragem com a técnica de gabião, cuja estrutura é feita de telas com pedras, a exemplo do que ocorreu com a do Igapó 2, na ponte da avenida Higienópolis.