Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Seca prolongada

Consumo de água aumenta em meio à estiagem severa

AEN-PR
11 mai 2020 às 15:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em meio à pior estiagem dos últimos 20 anos e à pandemia do coronovírus, a Sanepar registra aumento no consumo residencial de água na região Oeste. Em Diamante do Oeste, o consumo residencial de água em abril foi 23% superior ao do mesmo período de 2019. Os moradores de Vera Cruz do Oeste e de Toledo também consumiram mais água em casa. Em Vera Cruz do Oeste, o aumento foi de 7% e, em Toledo, chegou a 14%.

O gerente regional da Sanepar Eduardo Luiz Arrosi atribui esse aumento às altas temperaturas no final do verão e início do outono, além do isolamento social. "As pessoas estão ficando mais em casa e com hábitos de higiene mais acentuados, como lavar mais roupas. Além disso, passamos por uma seca prolongada e altas temperaturas”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estes fatores afetam o abastecimento público porque a estiagem severa tem reduzido a capacidade de captação e produção de água. Em Vera Cruz do Oeste, no início de maio, a Sanepar foi obrigada a interromper a captação no Rio São Pedro, devido à queda na vazão, o que provocou diminuição de 30% na produção de água.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tentativa de homicídio

'Senti que a minha vida estava por um fio', diz homem que teve corda cortada em prédio de Curitiba

Imagem de destaque
25 opções no Paraná

Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Início das obras

Pista da 445 em Tamarana será bloqueada a partir de segunda para obras de viaduto

Imagem de destaque
Carros descobertos

Justiça manda retirar veículos do pátio da delegacia de Palmital para evitar dengue


Embora a produção tenha sido suficiente para atender à população, o sistema está no limite.

Publicidade


Em Diamante do Oeste, a redução na vazão do poço que abastece a cidade foi de 10% e, em contrapartida, o consumo de água aumentou 23%. "Isto desestabiliza o sistema e se o consumo não diminuir poderá faltar água”, diz Arrosi.


De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) desde a primavera do ano passado, o regime de chuvas está 33% abaixo da média histórica, e a região Oeste foi uma das mais prejudicadas no período.

Publicidade


Em todo o Estado, a Sanepar tem feito campanha institucional para orientar e incentivar o consumo responsável de água, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação. Apesar da frente fria desta semana, segundo o Simepar, o cenário para os próximos meses não favorece a recuperação da umidade perdida durante a estiagem.


DICAS DE CONSUMO

Publicidade


Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:


- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

Publicidade


- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.


- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para "varrer” a sujeira, use a vassoura.

Publicidade


- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.


- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade