Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Trânsito em Curitiba

Controle Operacional vira atração na XV de Novembro

Redação Bonde com PMC
02 abr 2013 às 10:18

Compartilhar notícia

- Everson Bressan/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Controle Operacional (CCO) do transporte coletivo e do trânsito de Curitiba chama a atenção no calçadão da Rua XV desde que foi montado. Aberto ao público na tarde desta segunda-feira (1) pelo prefeito Gustavo Fruet, o CCO da Urbs vai permitir, durante as próximas duas semanas, que o público acompanhe em tempo real o que acontece nas ruas e nos ônibus da cidade.

A Estação 320, homenagem aos 320 anos da cidade, é uma unidade do Centro de Controle Operacional da Urbs onde técnicos, engenheiros, agentes e operadores de trânsito e transporte acompanham o transporte e o trânsito em condições de realizar, em questão de minutos, intervenções que venham a ser necessárias. Quem visitar a Estação poderá acompanhar o monitoramento do transporte e do trânsito, feito por operadores da Urbs e da Secretaria Municipal de Trânsito. O funcionamento será de segunda a sexta-feira das 9h às 19 horas; aos sábados 9h às 13 horas; e nos domingos das 10h às 13 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O CCO instalado na Urbs é formado por um painel de 7,20m por 1,80m, com 21 telas de LCD de 46 polegadas, onde são projetadas as imagens captadas por 24 câmeras que monitoram o trânsito e 208 que monitoram estações tubo e terminais. Tem bancadas individuais com duas telas de computador, o que permite ações simultâneas, como receber e enviar mensagens. O centro instalado na Estação 320 é o mesmo na Urbs. A única diferença é o tamanho, uma vez que a estação conta com oito telas de LCD e três estações de trabalho.

Monitoramento -
Além das câmeras, a CCO do transporte coletivo conta com o monitoramento por GPS e computadores de bordo de todos ônibus do transporte coletivo, trabalho que também pode ser visto na Estação 320, na XV de Novembro. O sistema permite também a comunicação on line entre o operador do CCO e o motorista o que agiliza intervenções necessárias. Se um ônibus tiver um problema mecânico, por exemplo, a ordem da fiscalização da Urbs para substituí-lo é imediata. Essa rapidez é fundamental, também, em caso de acidente, quando o socorro é acionado na hora. Em caso de bloqueio na pista – obras ou acidentes, por exemplo – o motorista recebe em tempo real a ordem para desvio de rota, evitando congestionamentos e atrasos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

O Centro de Controle Operacional faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), um investimento de R$ 61 milhões com financiamento da Caixa Econômica, dentro do PAC da Copa. Também faz parte do SIM a instalação de painéis eletrônicos em todos os pontos de parada dos terminais e nas estações tubo informando o horário do próximo ônibus. Os painéis já estão sendo instalados e em vários terminais já estão acionados em período de teste. Serão, no total, 694 painéis.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo