O 5º Grupamento de Bombeiros de Maringá (Noroeste), através de denúncia, tomou conhecimento de um golpe envolvendo a instituição. Os criminosos enviam para comerciantes um e-mail informando falsas pendências no cadastro da empresa e requisitando documentos para a regularização junto ao Corpo de Bombeiros, sob pena de multa e suspensão do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
No material, os golpistas tentam validar seus argumentos citando duas instituições: Secretaria Municipal de Bombeiros e DIR EDUC - DIRETORIA REGIONAL DE BOMBEIROS. Entretanto, o 5º Grupamento de Bombeiros esclarece que estas instituições são inexistentes. Além disso, o Corpo de Bombeiros é uma organização militar estadual, não possuindo denominações municipais.
Como saber se a solicitação é oficial?
Leia mais:
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
O Corpo de Bombeiros não entra em contato com empresários para informar pendências, pois cabe exclusivamente ao interessado o controle. E-mails serão enviados apenas em resposta ao andamento de protocolos iniciados pelo solicitante, e sempre oriundos dos domínios @bm.pr.gov.br ou @pm.pr.gov.br. Por isso, é necessário se atentar ao endereço do remetente.
A instituição ainda informa que jamais irá solicitar pagamentos por correio eletrônico.
Dúvidas?
O atendimento do 5ºGB (Grupamento de Bombeiros) é feito através do número (44) 3218-6150 que está disponível de segunda a sexta, das 08h até 18h.