Uma remoção aeromédica de emergência foi realizada pelo Grupo Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), por volta das 14h de domingo (3). A aeronave Falcão 04 foi acionada para transportar um menino de um ano com problemas pulmonares de Paranaguá, no litoral do Estado, para Curitiba.
A criança apresentava um quadro grave de pneumonia viral, e necessitava de um suporte hospitalar mais avançado. O Hospital de Paranaguá já não podia dar o atendimento necessário para o paciente, e sua remoção para Curitiba foi imprescindível.
Como o deslocamento por via terrestre poderia agravar o estado debilitado do menino, tanto pelo tempo gasto - aproximadamente uma hora e meia de viagem, como pelos riscos no trajeto, optou-se pela remoção com a aeronave do Graer, que estava de prontidão no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.
Leia mais:
Mais Médicos terá 57 profissionais intercambistas no Paraná
Sanepar cria serviço no WhatsApp para usuário avisar sobre vazamentos
Lei de gratuidade de passagens para idosos nos ônibus intermunicipais é sancionada
Aplicação da Prova Paraná Mais começa nesta semana em toda a rede estadual
A capacidade de passageiros do helicóptero possibilitou o acompanhamento de dois médicos na ocorrência, equipados com um kit de suporte avançado de vida, tornando a aeronave uma UTI aérea. O vôo de Paranaguá para Curitiba durou em torno de 25 minutos e ao pousar no aeroporto, uma ambulância já aguardava o paciente para encaminhá-lo ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O suporte aéreo a situações médicas de emergência, resgates de vítimas de acidentes de trânsito ou ações de apoio aéreo na Defesa Civil têm se mostrado uma das principais aplicações das aeronaves do Graer. Para acioná-lo para atendimentos de emergência deve ser realizado através de contato com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp), pelo telefone 190.