Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curitiba deve ampliar vigilância com câmeras

Luciana Pombo - Folha do Paraná
08 dez 2000 às 17:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura Municipal de Curitiba deverá iniciar a elaboração de um projeto a longo prazo para a ampliação do sistema de monitoramento através de câmeras de vídeo. O anúncio foi feito pelo prefeito Cassio Taniguchi.

O projeto deverá ser feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Os pontos mais prováveis para a instalação das novas câmeras de vídeo são as ruas Comendador Araújo, Marechal Deodoro e as praças da região central. "Temos apenas 14 câmeras instaladas e a capacidade é para 30", afirmou o prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O projeto será feito com o acompanhamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e deverá estar pronto em um ano. "Poderemos incluir bairros e terminais no projeto. Tudo para garantir a segurança da população", declarou ele, ao visitar o sistema de câmeras e monitoramento eletrônico instalado no calçadão da Rua XV de Novembro, numa extensão de 700 metros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


A reivindicação dos comerciantes, de instalação de um alarme silencioso na central, monitorada por 16 policiais militares, poderá ser colocada em prática. "Tudo dependerá dos resultados que nós obtivermos com a implantação deste projeto", destacou o prefeito, comemorando os primeiros resultados apresentados pela Polícia Militar.

Publicidade


Os dados demonstram que o número de ocorrências caiu 14% em novembro em relação ao mês anterior. Foram 362 ocorrências em novembro e 421 em outubro. As principais são relativas a brigas, porte de tóxico, armas e embriaguez. O secretário estadual da Segurança Pública, José Tavares, que acompanhou o prefeito na visita, disse que ficou impressionado com o projeto. "É uma extraordinária ajuda no combate à criminalidade", destacou.


Recentemente, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e do Fórum de Defesa da Cidade questionaram a utilização das imagens gravadas na Rua XV para fins de manipulação da opinião pública e de identificação de manifestantes em atos públicos.

"Este é um assunto superado", salientou o prefeito, ao afirmar que a prefeitura municipal já colocou placas de alerta para a população sobre as câmeras na extensão da XV e que proibiu a divulgação de imagens para a imprensa. "Democracia é assim, sempre tem os que vão criticar. Mas o resultado é o que importa", finalizou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo