A Secretaria Municipal de Trânsito criada pelo prefeito Luciano Ducci será responsável por garantir a mobilidade segura e ordenada de uma cidade que recebe 1.140 carros por semana nas ruas. A capital paranaense tem um carro para 1,4 habitante. Esta é a proporção entre automóveis e pessoas em Curitiba.
A capital brasileira com maior índice de motorização per capita do país tem uma frota de 1.237.602 veículos, apontam dados do Detran do mês de agosto, para uma população de 1.751.907 calculada pelo último Censo do IBGE.
Em 1998, primeiro ano da vigência do novo Código de Trânsito Brasileiro e da municipalização do trânsito, que criou a Diretran e órgãos similares em todo o País, Curitiba tinha praticamente a metade dos carros que tem hoje. Eram 655.383 veículos circulando na cidade para uma população de 1.530.777 habitantes em 1998.
Adequar o crescimento da frota aos limites de uma cidade com 432 quilômetros quadrados de área e 11,2 milhões de metros de pista de rolagem (segundo dados do Sistema Viário do Ippuc) exige informação, planejamento, engenharia, educação e fiscalização. "Curitiba recebe cerca de 1.140 carros novos por semana. Temos a maior frota entre as capitais, proporcionalmente ao número de habitantes e a tendência é de crescimento. Investir na garantia da mobilidade segura e em alternativas de tráfego é a tarefa da Prefeitura que será coordenada pela Secretaria de Trânsito", afirma o prefeito Luciano Ducci.
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Em uma década (2001/2010) a frota de veículos de Curitiba cresceu 65,7%. Entram em circulação por mês, neste ano de 2001, perto de 5 mil novos carros. Somado a isso, quatro dos municípios paranaenses com maior crescimento da no último ano estão na Região Metropolitana.Em Araucária a frota cresceu 12,6% em 2010; em Colombo, 12,1%; mais 11,6% em São José dos Pinhais e 10,3% de Pinhais.