Presente na sessão plenária desta terça-feira (18), a secretária municipal de Trânsito Luiza Simonelli pediu a aprovação de dois projetos de lei que tramitam no Legislativo e, ao responder questionamentos dos vereadores, anunciou que haverá um concurso público para agentes de trânsito até maio. "Infelizmente eles não estarão nos postos de trabalho durante a Copa do Mundo de Futebol, mas para o evento teremos o apoio do Exército", adiantou.
"Desculpem-me pela ausência na semana passada, mas tive que participar de um evento da Prefeitura de Curitiba. Recebemos carros elétricos que serão usados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e um ônibus elétrico para ações educativas, que será preparado para ajudar na conscientização das crianças. O ônibus será entregue na semana do aniversário da cidade", adiantou a secretária.
Na próxima semana, segundo o líder do prefeito na Casa, Pedro Paulo (PT), serão votados os projetos de lei 005.00390.2013 e 005.00402.2013. Ambos são do Executivo e o primeiro deles cria, em Curitiba, o Conselho Municipal de Trânsito. "Fizemos nove audiências públicas nas administrações regionais antes de redigir a proposição", contextualizou Simonelli.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
A proposta estipula que o conselho será formado por 16 pessoas, sendo metade de representantes dos usuários (indicados por entidades da sociedade civil organizada), um quarto de membros do poder público (um federal, um estadual e dois do município), e um quarto de membros das entidades profissionais (um dos engenheiros, um dos trabalhadores do trânsito e dois indicados por universidades). Os mandatos serão de dois anos e a função de conselheiro não será remunerada.
Já a proposição 005.00402.2013 institui a Política Municipal de Educação para o Trânsito (PMET), cujas diretrizes são "educar para a paz" e desenvolver ações em escolas, envolvendo a família e a comunidade nas ações de conscientização. Essa redação, informou a secretária de Trânsito, também passou por um período de consulta popular antes de ser finalizada.
Questões dos vereadores
Após a explicação da secretária de Trânsito sobre os projetos de lei, ela respondeu perguntas de 18 vereadores, sobre diversos aspectos da Setran e dos requerimentos formulados pelos parlamentares com pedidos para os bairros da cidade. "É a quarta vez que estou aqui na Câmara Municipal. Eu entendo que, quando falo com cada um de vocês, estou me dirigindo à população da cidade. Se algum pedido é negado, saibam que passou por uma análise técnica e especialmente por mim antes de ser devolvido para os senhores", explicou.
Simonelli anunciou que alguns dos problemas que impedem mais atendimentos são desconformidades técnicas, como "pedidos de lombada em vias com declive superior a 6%". "Estamos preparando, junto com a Escola do Legislativo, um treinamento para os vereadores e seus assessores a respeito dessas questões. Com as informações adequadas, o número de atendimentos poderá aumentar", anunciou a secretária.
Além da realização de um concurso público para novos agentes de trânsito neste ano, ela revelou que um estudo da Setran deverá ficar pronto até o aniversário de Curitiba apontando novas faixas exclusivas para o transporte coletivo. "Também estamos de olho no elevado número de acidentes nessas vias, logo vamos ativar uma rede de radares exclusiva para esses ônibus. Não é equipamento novo. Ele já estava instalado, só vamos ativá-lo para controlar a velocidade dos veículos", apontou. Simonelli reforçou que os vereadores podem requisitar reuniões e visitas técnicas para a solução de problemas nos bairros.