Começou a funcionar nesta quinta-feira, nas ruas do Centro Cívico de Curitiba, um projeto-piloto para uso de novas tecnologias no Estacionamento Regulamentado (EstaR). Em 288 vagas da capital, ao invés de comprar cartão de estacionamento, o motorista poderá pagar via celular ou tablet. A tecnologia foi desenvolvida pela Pango Mobile Parking, empresa israelense que desenvolve soluções na área de mobilidade urbana. O uso do aplicativo é opcional. O cartão de papel do EstaR continuará sendo válido nas vagas.
"Esse projeto reforça o compromisso da gestão com a inovação. Estamos abertos a conhecer novas tecnologias que sejam eficientes e eficazes, facilitando a vida do motorista curitibano e ajudando o poder público a organizar melhor o trânsito na cidade", disse a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.
O aplicativo da Pango é utilizado em mais de 40 cidades de cinco países e, no Brasil, está sendo testado pela primeira na capital paranaense. A Pango foi uma das empresas que respondeu ao convite da prefeitura que publicou, em outubro de 2013, portarias convocando empresar a apresentarem novas tecnologias para o trânsito.
Para utilizar o sistema, o motorista deverá acessar o site da Pango (www.mypango.com.br), cadastrar a placa de seu veículo e adquirir créditos via cartão de crédito. Terá, também, que baixar o aplicativo, com o qual informará o momento em que estacionar em uma das vagas, tendo o crédito descontado. O aplicativo também avisará com notificação no celular ou tablet, quando o horário de estacionamento estiver próximo de vencer. Os agentes de fiscalização receberão um palm com o qual acessarão rapidamente as informações sobre cada veículo estacionado.
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"Além de não precisar procurar um estabelecimento para comprar o cartão de papel e nem preenche-lo, o usuário, em vagas que é permitido estacionar mais que uma hora, poderá renovar o cartão virtual de qualquer local", disse o diretor-geral da Pango, Daniel Cândido. "Como estamos em teste e Curitiba não tem o fracionamento do estacionamento, a venda será de créditos de uma hora. Se o sistema for aprovado, a prefeitura fará uma licitação e poderá implantar o fracionamento. Daí, o motorista comprará um determinado número de horas e terá descontado o tempo exato, em minutos, que utilizou a vaga", contou. Se implantado em definitivo, o sistema também permitirá a fiscalização através da internet, permitindo ao agente de trânsito
O projeto-piloto tem previsão de duração de 90 dias e não acarretará em qualquer custo para a Prefeitura de Curitiba.
Confira os trechos de ruas e avenidas do Centro Cívico que contarão com vagas do EstaR:
• Marginais da Av. Cândido de Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Lysimaco Ferreira da Costa (nos dois lados da via).
• Rua Senador Xavier, entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mateus Leme (nos dois lados da rua).
• Rua João XXIII, do início até Rua Ernani Santiago de Oliveira (nos dois lados da rua).
• Rua Dr. Roberto Barrozo, entre a Rua Euclides Bandeira e Av. Cândido de Abreu (nos dois lados da rua).
• Rua Com. Fontana, entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mal. Hermes (lado esquerdo da rua).
• Rua da Glória, entre as ruas Acyr Camargo de Queiroz e Avenida João Gualberto (lado direito da rua).
• Rua da Glória, entre as ruas Ary Camargo de Queiroz e Com. Fontana (lado esquerdo da rua).
• Rua Ary Camargo de Queiroz, entre as ruas Heitor Stockler de França e Rua da Glória (lado esquerdo da rua).