O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi lembrado em Curitiba com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade. Mais de 1.500 pessoas ligadas a 25 entidades participaram do evento promovido pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP).
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, disse que a iniciativa é uma oportunidade para que a população conheça e conviva com pessoas de mobilidade reduzida, mas com o todo o direito de exercer plenamente sua cidadania. Ninguém pode, segundo Nardini, permanecer alheio ao universo de um outro ser humano, por mais diferente que o julgue ser. "Todos somos responsáveis por todos", disse.
O Paraná, segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, colocou este ano 2.046 trabalhadores deficientes no mercado formal de trabalho.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
O número representa 10,2% do total da média apresentada em todo o país, que contratou 19.978 pessoas com deficiência em igual período, de acordo com dados da coordenação estadual do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD).
Em Curitiba , onde vivem 180 mil pessoas que precisam de equipamentos especiais para ter mobilidade e acessibilidade, a Prefeitura adota gravações em áudio nos ônibus, que informam as paradas nas estações-tubo, elevadores nas estações-tubo e nos ônibus, pistas táteis nas calçadas para deficientes visuais, semáforos sonoros para deficientes visuais, rampas para cadeirantes, placas com o nome de ruas em Braille, calçadas antiderrapantes, painéis digitais nos ônibus, informando a próxima parada e a isenção de tarifa de ônibus para deficientes de baixa renda.
ABr