A partir desta segunda-feira (1), os veículos de transporte escolar de Curitiba passarão por uma única vistoria para receberem a autorização para atuar na área. Um convênio entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e a Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs) permitiu a unificação das vistorias. Agora, na capital do Estado, o procedimento passa a ser feito exclusivamente pela Urbs.
Segundo o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, a parceria vai trazer mais comodidade aos proprietários de veículos de transporte escolar, que não precisarão mais se deslocar até a unidade para conseguir a autorização estadual. "Basta levar o veículo para a vistoria na Urbs e, caso tudo esteja de acordo com a prevê a legislação, o responsável receberá em casa, no prazo de 5 dias úteis, o documento que autoriza a circulação", explicou.
Para conseguir a autorização do órgão estadual de trânsito, o permissionário da linha deve efetuar o pagamento da guia requerente, que pode ser retirada no site do Detran, e realizar a vistoria na Urbs. A companhia enviará os informações para a base de dados do Detran que emitirá a licença para trafegar.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Nas demais cidades do Paraná, os prestadores desses serviços também podem obter a guia de pagamento pela internet. A única diferença é que os veículos são vistoriados em uma Ciretran e também por um órgão municipal.
Para realizar os serviços de transporte escolar é obrigatório ter as duas permissões, a estadual e a municipal. E obter uma não exclui a necessidade da conseguir a outra, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Ambas as vistorias acontecem a cada seis meses.
A taxa da autorização estadual emitida pelo Detran custa R$ 35,19.