Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Detran reprova quase metade dos candidatos

Dimitri do Valle
04 jan 2001 às 10:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde que o novo Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor, em janeiro de 1998, cerca de 82 mil candidatos a motorista do Estado foram reprovados anualmente no teste do volante. Isso corresponde a 45% do total de processos que deram entrada para requisitar a carteira de habilitação num ano. O levantamento é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que responsabiliza os Centros de Formação de Condutores.

"As pessoas não estão sendo preparadas adequadamente", diz o assessor executivo do Detran, Francisco Andreatta. O balizamento é apontado como um dos principais testes que os candidatos têm dificuldade para cumprir. Se ele não estacionar entre dois veículos, está reprovado. Nas provas teóricas, que medem o conhecimento da legislação de trânsito, 20% dos candidatos não conseguem passar nas provas. Por causa de problemas como estes, 16 centros tiveram as atividades suspensas em até 30 dias no ano passado. O número é quase o dobro registrado no ano anterior. Em 1999, apenas nove foram punidos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O chefe da Controladoria Regional de Trânsito (CRT) do Detran, Osmar Marcondes, afirma que estes centros não respeitaram a carga horária mínima estabelecida no código. A lei determina que as aulas práticas devem ter pelo menos 15 horas, enquanto as teóricas 30 horas. A Folha tentou contato por duas vezes com o Sindicato dos Proprietários de Auto-Escolas do Estado, mas ninguém foi localizado na tarde de ontem para falar sobre o assunto.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Andreattta diz que uma mudança nessa realidade só vai ser possível se os centros promovessem "uma mudança no processo de ensino. O Detran vem cobrando isso dos sindicatos". O assessor entende que quem quer tirar a carteira também deve fazer uma autocrítica sobre suas reais chances de virar um motorista. "O próprio aluno precisa avaliar suas condições (para dirigir)." O índice de 45% é considerado "alto" por ele, mesmo levando em conta a rigidez imposta pelo novo código na formação dos condutores.


Uma comparação com o número de reprovados na legislação anterior a de 1998 não é possível, alega Andreatta. "Os critérios são totalmente diferentes e o processo ainda está se aperfeiçoando." Segundo ele, o Detran está adotando maior rigor na seleção dos examinadores, que têm a tarefa de observar o desempenho dos candidatos a motorista nos testes práticos. "A banca de examinadores está sendo capacitada."

Antes de funcionar, um centro de formação tem as instalações físicas, os equipamentos e o material didático analisados por técnicos do Detran. No Paraná existem 470 centros de formação, sendo 130 localizados em Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo