Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Dia D contra dengue vai mobilizar Curitiba no sábado

Redação - Bonde
27 nov 2003 às 13:10

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia D contra a dengue, mobilização nacional marcada para o próximo sábado, terá em Curitiba uma série de ações preventivas em todos os bairros da cidade, a partir das 9 horas, incluindo uma grande caminhada no Boqueirão, com saída da praça do terminal da Vila Hauer e chegada no Shopping Cidade. Na Boca Maldita, haverá pintura livre para as crianças, apresentação de teatro e da Banda Marcial e ações educativas.

Em Curitiba, o combate ao mosquito da dengue começou em 1998 e se tornou rotina, tanto no verão como no inverno. O programa deu tão certo, que o número de casos caiu 90% em 2002. Foram 149 notificações da doença, todas importadas. No primeiro trimestre de 2003, foram registrados 15 casos, também importados, contra as 116 ocorrências no mesmo período do ano passado. Neste ano foram registrados 22 casos importados e identificados 60 focos do mosquito, contra 38 de 2002.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Secretaria Municipal da Saúde dispõe de uma equipe de 161 técnicos, que atua no controle do mosquito transmissor em toda a cidade. O trabalho é priorizado em áreas de maior risco, onde a inspeção e aplicação de larvicida em residências são feitas a cada dois meses. Nos demais bairros, a inspeção é feita de quatro em quatro meses, por amostragem, ou seja, a cada 10 imóveis, um é escolhido para ser vistoriado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto

Imagem de destaque
Ano letivo de 2025

Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual


Além das casas, os agentes também visitam empresas consideradas de risco para a proliferação do mosquito, como transportadoras, borracharias, oficinas e ferro-velhos. "Embora Curitiba não tenha casos da doença, temos 60 focos do mosquito transmissor; por isso, com a previsão de um verão quente e chuvoso e da temporada de férias, quando pelo menos 400 mil pessoas deixam a cidade, não podemos baixar a guarda", diz o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto.


Curitiba recebeu R$ 440 mil do Ministério da Saúde para ampliar o programa de controle da dengue. O município, para reforçar as ações, destinou mais R$ 80 mil e aumentou em 30% a fiscalização domiciliar, com a contratação de mais 25 agentes de saúde. " Estamos lidando com uma ação básica de saúde", acrescenta o secretário.

Fonte: Agência Municipal de Notícias da Prefeitura de Curitiba


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo