Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Programa Parceiro da Escola

Diretor-geral da Seed explica cenário e próximos passos da terceirização de escolas

Luiza Arlindo
03 jul 2024 às 09:45

Compartilhar notícia

- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No dia 4 de junho, terça-feira, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), sancionou a Lei nº 22.006 que diz respeito à instituição do Programa Parceiro da Escola. 


O Programa, da Seed (Secretaria de Estado da Educação), que busca ser colocado em prática em 204 unidades de educação do Paraná, visa trazer a iniciativa privada para mais perto das instituições de ensino. A expectativa é implantar a novidade no ano letivo de 2025.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na prática, as empresas especializadas em gestão educacional ficarão a cargo de responsabilidades voltadas para os setores administrativo e de infraestrutura das unidades estaduais. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


Segundo a Lei, para se habilitar ao processo de seleção a pessoa jurídica deverá comprovar mais de cinco anos de experiência e passará por uma avaliação a cada ciclo contratual.

Publicidade


Correspondendo a pouco mais de 10% de toda a rede estadual de ensino, as 204 unidades educacionais foram escolhidas por apresentarem uma alta taxa de evasão escolar e baixos indicadores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 


Em Londrina, o Programa apontou para quatro escolas, sendo elas Colégio Estadual Professora Cleia Godoy Fabrini da Silva, Escola Professora Kazuco Ohara, Escola Nossa Senhora de Lourdes e Escola Ubedulha Oliveira. Há outros quatro colégios que pertencem ao Núcleo Regional de Educação de Londrina nas cidades de Cambé, Ibiporã, Porecatu e Prado Ferreira.

Publicidade


A partir da repercussão da iniciativa, professores, funcionários, alunos e pais que encaram o dia a dia das escolas estaduais iniciaram uma greve, no dia 3 de junho, segunda- feira, contra o Programa proposto pelo Governo do Estado, em Curitiba.


A marcha, que ocorreu a partir das 10h em direção ao Centro Cívico, contou com caravanas de todas as regiões do estado que se reuniram na Praça Santos Andrade. Segundo dados da APP Sindicato, o ato mobilizou 20 mil pessoas a ocuparem mais de cinco quadras da Avenida Marechal Deodoro. 

Publicidade


Após a aprovação do Projeto de Lei, deferido por ampla maioria na Alep (Assembleia Legislativa) de forma online, a categoria, em uma Assembleia Extraordinária da APP-Sindicato, decidiu por encerrar a greve no dia 5 de junho, quarta-feira. 


Contudo, mesmo com o fim da paralisação, foi aprovada uma “jornada de lutas” para barrar a privatização das escolas e exigir do governador Ratinho Jr. o atendimento de outras pautas prioritárias para a categoria.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Parceiro da Escola: diretor geral da Seed explica cenário e próximos passos
Descubra os impactos do Programa Parceiro da Escola, sancionado no Paraná, e as perspectivas para as escolas estaduais em 2025. Entenda os próximos passos e as opiniões envolvidas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo