As altas temperaturas têm aumentado a incidência das doenças virais. Denre as mais comuns estão a intoxicação alimentar, a conjuntivite e a amidalite.
Durante o mês de janeiro, as unidades básicas de saúde de Londrina realizaram cerca de 16.700 consultas, sendo 180 em caráter de urgência ou emergência. Equipes do programa Saúde da Família realizaram, no mesmo mês, mais de 32 mil consultas, sendo cerca de 500 de urgência ou emergência.
No caso da intoxicação alimentar, com o tempo muito quente os alimentos estragam com maior facilidade e o consumo pode causar problemas gastro-intestinais.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Pessoas com quadro de vômito e diarréia podem estar intoxicadas e se não forem tomados os cuidados necessários o paciente pode vir a ter desidratação. Para evitar maiores problemas, recomenda-se tomar bastante água, utilizar soro caseiro (uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal em um litro d’água) e procurar um posto de saúde.
Conjuntivite e amidalite são mais comuns no verão e, para prevenir essas doenças, as pessoas devem evitar o contato direto e a proximidade com pacientes infectados.
Por exemplo, um paciente com amidalite deve utilizar talheres e copos separados das outras pessoas e um paciente com conjuntivite deve ter uma toalha de rosto individual, evitando assim que mais pessoas contraiam as doenças.
A conjuntivite é caracterizada por ardência nos olhos, embaçamento, lacrimejamento e secreção. O tratamento é feito com a utilização de colírio adequado e limpeza com água boricada.
Já a amidalite pode causar desconforto na garganta, mal estar generalizado e febre alta. O tratamento é feito a base de antitérmicos, antiinflamatórios e antibióticos.
Informações da Prefeitura de Londrina