Duas aeronaves foram acionadas para reforçar o combate a incêndios florestais em Ponta Grossa na tarde de segunda-feira (30).
O primeiro acionamento foi feito pelo CBMPR (Corpo de Bombeiros Militar do Paraná) por volta das 14h para conter as chamas numa área de mata às margens da BR-376, perto do autódromo da cidade. As chamas consumiram uma área de 103 hectares de mata nativa.
De acordo o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, tenente-coronel Rafael Lorenzetto, foram necessários 12 lançamentos de água feitos por duas aeronaves até controlar o incêndio.
Leia mais:
Conheça o Desafio dos 21 Dias, que incentiva adoção de hábitos saudáveis
Paraná registra mais 264 casos de dengue
Universidade de Cornélio Procópio anuncia construção de restaurantes universitários
Instituto de Tecnologia do Paraná identifica níveis de agrotóxicos em alimentos
“O local oferecia um alto risco pela proximidade com a fiação elétrica, que são obstáculos para o avião, mas conseguimos extinguir algumas frentes de fogo com estes lançamentos”, completou.
“Assim pudemos concentrar a ação em solo em poucos locais, nesses pontos atuamos com sucesso com a ajuda dos abafadores e mochilas costais, a ação sincronizada com os aviões foi muito produtiva”, disse o comandante.
O segundo acionamento foi realizado às 16h20 para conter as chamas que tiveram início numa plantação de aveia e se alastraram para uma área de reflorestamento no norte do município, propriedade de uma empresa privada.
O vento forte e a mata densa dificultaram o trabalho dos bombeiros que conseguiram extinguir o fogo com a ajuda da aeronave que despejou um grande volume de água no ponto mais forte das chamas.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: