Nos três primeiros dias de 2014, o número de queimaduras causadas por águas-vivas em banhistas do Litoral do Paraná chegou a 2.332, segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros. As ocorrências foram registradas entre quarta-feira (1) e esta sexta-feira (3).
O número de queimaduras causadas por águas-vivas nos primeiros dias da temporada 2013/2014 de Verão no Litoral do Paraná já é 741% maior do que toda a temporada do ano passado. Para se ter uma ideia, entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013 foram registrados 487 casos de queimaduras pelo Corpo de Bombeiros. Nesta temporada, de 13 de dezembro até a tarde desta sexta-feira foram registradas 4.098 ocorrências nas praias.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os balneários de Pontal do Paraná foram os que mais tiveram casos até esta sexta-feira, com 2.360 pessoas atendidas nos postos de guarda-vidas. A cidade de Matinhos vem na sequência com 1.706 ocorrências. Em Guaratuba foram poucos casos: apenas 13 pessoas que tiveram queimaduras.
Leia mais:
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
As ocorrências da temporada de verão, que ainda não completou o primeiro mês, também superam os casos registrados pelos Bombeiros na temporada 2011/2012, quando houve "surto" de casos de águas-vivas nas praias paranaenses. No primeiro mês daquele ano foram constatadas 592 queimaduras por causa da presença dos animais aquáticos. Em toda aquela temporada, que durou 70 dias, as ocorrências chegaram a 20.473.
Neste ritmo, se o número de casos continuar alto na temporada de 2014, os casos podem superar o que ocorreu em 2012. Isso porque, além do alto número de registros, a temporada este ano é maior, com 84 dias, e deve terminar apenas no começo de março, com o carnaval.