Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em vez de peixes, Rio Iguaçu tem pneus, garrafas e até um sofá

Julio Cesar Lima - Folha do Paraná
24 nov 2000 às 18:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O trecho de 4,2 quilômetros do Rio Iguaçu, entre o Zoológico do Parque do Iguaçu e a foz do Rio Miringuava, em Curitiba, está com aproximadamente 10 mil toneladas de lixos e entulhos em seu leito. Essa é a projeção feita pela Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) que começou um mutirão para a limpeza dessa área.

O trabalho será feito em dois meses e a primeira etapa será a retirada de pneus, pedaços de móveis e garrafas plásticas que estão na superfície.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma das principais causas dessa poluição é a urbanização das margens do Rio Padilha, que corta a vila São Pedro e os bairros Sítio Cercado e Bairro Novo. "A maioria desse material é jogado pela população que mora à beira do rio. As pessoas separam o que lhes interessa e depois jogam no rio o que atrapalha provocando situações como a atual", disse José Luiz Scroccaro, diretor de engenharia da Suderhsa.

Leia mais:

Imagem de destaque

Consumidor paranaenses adere à Black Friday e prepara o bolso

Imagem de destaque
Portal das Orquídeas

Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina

Imagem de destaque
''Rastro Neural''

Filme de ficção científica será rodado no final de novembro em Maringá

Imagem de destaque
3.389 ocorrências

Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023


Para Alessandro Macan, 25 anos, a sujeira na superfície do rio passou a ser uma fonte de renda. Juntamente com um grupo de colegas ele separa garrafas plásticas para revendê-las. "É uma forma de garantir algum trocado. Há dez dias que eu comecei a fazer esse trabalho e tem dado certo", afirmou. Segundo ele, existe a possibilidade de recolher também os pneus, que seriam vendidos a uma revendedora por até R$ 4,00 a unidade.


A limpeza dessa área do Rio Iguaçu faz parte das comemorações do Dia do Rio, que teve início com a assinatura dos três protocolos de intenções envolvendo parcerias entre Estado, empresas públicas e prefeituras.

"Com a implementação das políticas de recuperação do ambiente contaremos com o apoio da sociedade. Para isso teremos ações de revitalização, manejo de bacias, urbanização e relocação de famílias que ocupam áreas de invasão ou fundos de vale", disse o secretário estadual do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo