Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), juntamente com policias do Batalhão de Polícia Ambiental/Força Verde notificaram na madrugada desta quinta-feira (31), cinco embarcações que faziam a travessia clandestina de passageiros para a Ilha do Mel. Os proprietários das embarcações foram multados por descumprir os horários de travessia previstos pela Capitania dos Portos. As travessias aconteciam de madrugada - entre 23h30 e 3h00 da manhã, contrariando a portaria do IAP que proíbe a entrada de pessoas na Ilha sem o cadastro dos visitantes.
De acordo com o coordenador do IAP na Ilha do Mel, Paulo Nogueira, durante a temporada foi ampliado o horário de venda de passagens no Terminal de Embarque de Pontal do Sul. "Ampliamos o funcionamento do Terminal para às 21 horas, às sextas-feiras, em virtude dos turistas vindos em excursão de outros estados e países, com vagas e reservas feitas antecipadamente", explica Paulo Nogueira.
Mas alguns proprietários de embarcações aproveitaram a madrugada para transportar turistas, sem reserva de vagas e pousadas, que queriam passar o ano novo na Ilha.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
As cinco embarcações transportavam 200 pessoas. "A travessia clandestina faz com que pessoas entrem na ilha sem cadastro, o que é um risco para a segurança de moradores e turistas", explica o coordenador. Como exemplo, o IAP cita o fato de que na última temporada, foragidos da justiça foram encontrados na ilha (com AEN).