A nomeação de Ângela Silvana Zalpa, esposa do prefeito de Nova Olímpia (Noroeste), Luiz Lázaro Sorvos, para o cargo de controladora interna da Prefeitura, será objeto de investigação por parte do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O órgão de controle externo determinou a realização de inspeção para aferir a legalidade da medida. Ao encaminhar o ato de nomeação ao Tribunal, para registro, a administração municipal sonegou a informação do parentesco entre ambos.
A nomeação da esposa do prefeito para o cargo de controladora interna da prefeitura de Nova Olímpia é objeto de uma Denúncia protocolada na Corregedoria Geral do TCE. A Súmula Vinculante nº 13, de agosto de 2008, veta explicitamente a nomeação de parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público – o chamado nepotismo. Sorvos também é presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
A inspeção foi anunciada pelo conselheiro Nestor Baptista, durante relato do pedido de emissão de Certidão Liberatória apresentado pelo prefeito municipal. O pedido foi indeferido, pois há mais de um ano a administração municipal não encaminha ao órgão de controle externo as suas prestações de contas. A Certidão Liberatória é documento essencial para que as prefeituras recebam recursos de transferências da União e do Estado.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Influência
Outro fato que consta da denúncia e foi anunciado pelo conselheiro Nestor Baptista é que Júlio Henrichs, assessor jurídico da AMP, se utilizaria do cargo para favorecer o escritório de advocacia Henrichs & Henrichs, do qual é sócio, para fechar contratos com prefeituras de todo o Paraná. A banca tem 44 prefeituras entre seus clientes, em contratos que totalizam R$ 13,9 milhões. Outra empresa do grupo, a Hacpetc – Henrichs Assessoria e Consultoria Previdenciária, presta serviços a 19 prefeituras, no valor de R$ 3 milhões.