Centenas de estudantes iniciaram um protesto por volta das 13h desta quinta-feira (30) em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, em apoio aos professores feridos pela polícia no confronto registrado durante toda a tarde de quarta-feira (20) no entorno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Parte dos manifestantes tentou invadir o Palácio Iguaçu e acabou repreendida pelos seguranças do local.
A concentração de estudantes continuava na entrada do Palácio Iguaçu durante a tarde. Os manifestantes entoam diversos gritos contra o governador Beto Richa e a favor dos professores.
Um grupo de estudantes baixou a bandeira do Paraná no Centro Cívico e em seguida a deixou a meio mastro, junto com um pano preto, simbolizando luto pelo Estado.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
O protesto dos estudantes ganhou o apoio de dezenas de professores no final da tarde, que foram até o Centro Cívico com um carro de som para discursar contra a ação policial doa dia anterior.
Histórico
O protesto de ontem foi motivado pela discussão do projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que altera o sistema de custeio do ParanaPrevidência, o fundo previdenciário dos servidores públicos.
A Alep foi cercada por policiais militares, que atacaram os manifestantes com balas de borracha e bombas de efeito moral enquanto os deputados discutiam e aprovavam o polêmico projeto em segundo e terceiro turnos.
De acordo com informações do Samu, mais de 200 pessoas ficaram feridas na ação policial.